sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sapateia SP começa hoje


A sapateadora Christiane Matallo

Marcela Benvegnu

Ele nasceu há quatro anos com um único objetivo: o de promover intercâmbio entre os sapateadores, e nesse período já se tornou data oficial do calendário municipal de São Paulo. É o Sapateia São Paulo, evento organizado e idealizado pela sapateadora Christiane Matallo, que começa hoje e vai até domingo, em diversos espaços da Capital.

O evento é uma homenagem ao dia 25 de maio, Dia Internacional do Sapateado — data de nascimento de seu precursor, Bill “Bojangles” Robinson, que marcou a década de 1930 com sua leveza e clareza de sons — e Dia Internacional do Sapateado no Brasil, aprovado na lei nº14.347/07 do município de São Paulo no ano passado, idealizada por Christiane.

Hoje, às 20h, no Conservatório Souza Lima (rua José Maria Lisboa, 745), nos Jardins, acontece o primeiro evento do 4º Sapateia São Paulo. É a Jam, momento no qual os sapateadores se reúnem com uma big band — capitaneada pelo contrabaixista Gilberto de Syllos — e improvisam sob diversos estilos musicais. A atividade conta com a participação dos alunos do Souza Lima e é aberta a todos os sapateadores e apreciadores interessados.

É amanhã que acontece um dos mais esperados momentos do Sapateia São Paulo: a Sapateandança e a Tap Mostra, no Parque do Ibirapuera, a partir das 10h. É na Sapateandança que mais de 500 sapateadores cantam o “Parabéns a Você” a Bojangles, com coreografia em ritmo de samba com a participação especial de integrantes da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre. Na sequência acontece a Tap Mostra, evento em que todas as escolas participantes mostram um pouco do seu trabalho em um palco especialmente montado. A entrada para as atividades é gratuita.

Um dos diferenciais do Sapateia São Paulo é que todos se apresentam com uma camiseta do evento, comprovando que a arte é para todos, sem diferenças. Não há taxa de inscrição, porém, os sapateadores devem doar um quilo de alimento não perecível para ser posteriormente doado às instituições carentes.

INTERCÂMBIO — Para fechar o 4º Sapateia São Paulo com chave de ouro e, sobretudo, fazer jus à sua filosofia de intercâmbio e popularização, é hora de praticar. No domingo, quatro aulas serão ministradas no espaço da Só Dança (rua Augusta, 2672), no Jardim Paulista, em São Paulo. A abertura ficará a cargo do percussionista Sérgio Rocha, às 10h; seguida da aula da sapateadora e musicista recém-chegada da Alemanha, Christiane Matallo, às 11h45. Depois do almoço, às 14h, é a vez de Charles Renato — que estava em Portugal dançando em um musical — e às 15h30, a aula de encerramento será ministrada por Luizz Baldijão.

Ainda restam poucas vagas para os workshops. O pacote de aulas custa R$ 120 e a aula avulsa R$ 40. Mais informações www.christiane-matallo.com.br.

Nenhum comentário:

Thank you, Dance!

by Judy Smith "