sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

‘Beijo nos Olhos...’ em BH

Primeiro Ato, de Belo Horizonte, estréia novo trabalho no dia 17
Crédito: Guto Muniz


Marcela Benvegnu

“... Dorotéia, Zulmira, Misael, Senhorinha, Décio, Nono, Boca de Ouro, Oswaldinho, Virginia, Arandir, Timbira, Geni, Olegário, Alaíde, Amado, Ribeiro, dr. Werneck, Leleco, Guida, Paulo, Serginho, Glorinha, ...Nelson! Realidade ou ficção? Memória ou alucinação? Simplesmente Nelson! A paixão que (des)norteia... O desafio: esculpir no corpo de cada bailarino os conflitos e os gritos de seres que desconhecem limites e caminham, iluminados e belos, para o abismo; transformar radiografias tão peculiares do cotidiano brasileiro na linguagem universal do movimento”.

O texto acima foi escrito em Paris, no outono de 1997, pelo coreógrafo Tuca Pinheiro, que mais de dez anos depois, traz o texto para a cena em “Beijo nos Olhos... Na Alma... Na Carne...”, obra coreográfica do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte, que estréia o trabalho no dia 17 de fevereiro, às 21h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O grupo planeja uma temporada do espetáculo em São Paulo, ainda este ano.

“As parcerias sempre foram muito importantes em minha vida, muito antes do modismo da palavra. As crenças, a fé, a infância, o contato com o homem, o estudo do seu pensar, a dança, o envolvimento com os bailarinos, a divisão de trabalho, a troca com o público, e finalmente a felicidade de ter o meu país como parceiro, por meio daquele, que foi um brasileiro na íntegra, por ter tido a coragem de nos retratar, no osso, sem batom, beijando nossas realidades”, fala Suely Machado, diretora da companhia, sobre a inspiração de Pinheiro, em Nelson Rodrigues.

Inspirado na apaixonante vida e obra de Rodrigues o trabalho traz consigo algo além do prazer. “A montagem desenha no corpo essa dramaturgia do conflito, do desvio, que é rica em sentido com lirismo e paixão. Temos a oportunidade de devolver ao país, por meio da dança, uma fagulha do sentimento de seu povo, as tramas de suas paixões, homenageando o homem e enaltecendo a natureza, através da liberdade do tempo”, fala a diretora.

Em “Beijo nos Olhos... Na Alma... Na Carne...” atuam Alex Dias, Ana Virgínia Guimarães, Cibele Maia, Danny Maia, Júnio Nery, Lucas Resende, Luciana Lanza, Marcela Rosa e Thiago Oliveira. O trabalho tem duração de uma hora e dez minutos.
¤
PARA VER — “Beijo nos Olhos... Na Alma... Na Carne...”. Estréia dia 17 de fevereiro, às 21h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Mais informações (31) 3296-4848 ou www.primeiroato.com.br

Um comentário:

Ude disse...

O Carnaval acabou, trata de atualizar esse blog, ô fofa!!!! risos
beijos, queridona!

Thank you, Dance!

by Judy Smith "